Kulturhuset em Estocolmo, Suécia. |
Tradução do Sueco: Kultur – Cultura / Huset - Casa
Au première regard...
À primeira vista, o ‘Kulturhuset’ me lembrou o
Centro Georges Pompidou, o Beaubourg de Paris. Foi instintivo e não soube bem
justificar o porquê dessa impressão visto que formalmente são construções completamente
distintas. No entanto, a medida que fui conhecendo melhor o projeto, percebi que a
minha impressão inicial não estava tão equivocada. Achei interessante portanto traçar um paralelo entre as duas obras.
Imagem da praça em frente ao Centro Cultural Georges Pompidou, Paris. |
Os projetos são contemporâneos. O Kulturhuset foi
inaugurado em 1974, apenas 3 anos antes da inauguração do Beaubourg, e é
assinado pelo arquiteto sueco Peter Celsing enquanto o Pompidou é uma parceria
do italiano Renzo Piano com o inglês Richard Rogers.
O kulturhuset fica bem no centro de Estocolmo, em Sergels Torg, em frente à saída de uma das principais estações de metro/trem da cidade. Essa
região de cruzamento de vias e de fluxo intenso é muito semelhante àquela que averiguamos em Les Halles, bairro onde se encontra o Beaubourg. Essa proximidade com os grandes eixos viários da cidade exerce uma forte influência em ambos os projetos.
O fluxo se torna o núcleo estruturador do edifício, organizando os ambientes escalonados ao longo do seu eixo. A diferença é que no Beaubourg as escadas rolantes são locadas no exterior, compondo o desenho da fachada, enquanto no Kulturhuset elas estão no cerne do edifício, bem protegidas do frio.
Escada Rolante na Fachada do Centro Georges Pompidou |
Kulturhuset - Escada Rolante no interior compõe o eixo central do edifício |
A Suécia é muito fria para verificarmos uma ampla vivência
dos espaços públicos abertos. No início do outono, a temperatura já chega a 0
grau à noite e fica em torno de 10 graus durante o dia. Como se trata de uma edificação
pública coletiva, o kulturhuset assume então a função da praça
pública. Encontrei lá pessoas jogando xadrez, lendo o jornal, tomando um café, apreciando a vista, todas atividades que poderiam ser desenvolvidas numa praça,
sendo que aqui elas estavam protegidas do frio.
Espaços comuns do Kulturhuset |
As exposições e os espetáculos são todos pagos, porém o
acesso ao edifício é gratuito e não há restrições para a utilização dos espaços comuns. Há uma grande midiateca que fica aberta
também. Um espaço público permeado de cultura incentiva a leitura e o ensino além de oferecer um espaço para o descanso, qualidades que também verificamos no Centro Pompidou.
Conceitos Arquitetônicos
Conceitos Arquitetônicos
Centro Georges Pompidou - Os dutos das instalações são trazidos para a fachada, caracterizando a morfologia do museu. |
Janelas em Fita, estrutura de concreto aparente e traços retos - um edifício tipo do movimento moderno. |
Em termos morfológicos, os edifícios são antagônicos. O Pompidou emerge como um ícone do
movimento pós-moderno 'high tech', enquanto o Kulturhuset preserva traços
fortemente modernos (estrutura de concreto aparente, janelas em fita, formas
puras e linhas retas). Contudo, como equipamento urbano, ambos desempenham
papeis semelhantes - os objetos se impõem como articuladores do espaço urbano. Além da previamente assinalada conexão com o anel viário, a implantação
afastada do entorno permite a criação de uma praça em frente ao edifício. Esse gesto possibilita avistar o objeto a distância, além de gerar um espaço congregador a céu aberto.
Praça em frente ao Beaubourg, em Paris. |
Praça rebaixada em frente ao Kulturhuset, nivelada de acordo com a estação de trem. O acesso à estação é feito sob a galeria do lado esquerdo da foto. |
Praça pública permite a realização de inúmeros eventos tais como campeonato de snowboard. |
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