2 de fevereiro de 2014

Kulturhuset | O Beaubourg de Estocolmo


Kulturhuset em Estocolmo, Suécia.
Tradução do Sueco: Kultur – Cultura / Huset - Casa

Au première regard...

À primeira vista, o ‘Kulturhuset’ me lembrou o Centro Georges Pompidou, o Beaubourg de Paris. Foi instintivo e não soube bem justificar o porquê dessa impressão visto que formalmente são construções completamente distintas. No entanto, a medida que fui conhecendo melhor o projeto, percebi que a minha impressão inicial não estava tão equivocada.  Achei interessante portanto traçar um paralelo entre as duas obras.

Imagem da praça em frente ao Centro Cultural Georges Pompidou, Paris.
Os projetos são contemporâneos. O Kulturhuset foi inaugurado em 1974, apenas 3 anos antes da inauguração do Beaubourg, e é assinado pelo arquiteto sueco Peter Celsing enquanto o Pompidou é uma parceria do italiano Renzo Piano com o inglês Richard Rogers.

O kulturhuset fica bem no centro de Estocolmo, em Sergels Torg, em frente à saída de uma das principais estações de metro/trem da cidade. Essa região de cruzamento de vias e de fluxo intenso é muito semelhante àquela que averiguamos em Les Halles, bairro onde se encontra o Beaubourg. Essa proximidade com os grandes eixos viários da cidade exerce uma forte influência em ambos os projetos. 

O fluxo se torna o núcleo estruturador do edifício, organizando os ambientes escalonados ao longo do seu eixo. A diferença é que no Beaubourg as escadas rolantes são locadas no exterior, compondo o desenho da fachada, enquanto no Kulturhuset elas estão no cerne do edifício, bem protegidas do frio.


Escada Rolante na Fachada do Centro Georges Pompidou
Kulturhuset - Escada Rolante no interior compõe o eixo central do edifício
 

A Suécia é muito fria para verificarmos uma ampla vivência dos espaços públicos abertos. No início do outono, a temperatura já chega a 0 grau à noite e fica em torno de 10 graus durante o dia. Como se trata de uma edificação pública coletiva, o kulturhuset assume então a função da praça pública. Encontrei lá pessoas jogando xadrez, lendo o jornal, tomando um café, apreciando a vista, todas atividades que poderiam ser desenvolvidas numa praça, sendo que aqui elas estavam protegidas do frio.


Espaços comuns do Kulturhuset
As exposições e os espetáculos são todos pagos, porém o acesso ao edifício é gratuito e não há restrições para a utilização dos espaços comuns.  Há uma grande midiateca que fica aberta também. Um espaço público permeado de cultura incentiva a leitura e o ensino além de oferecer um espaço para o descanso, qualidades que também verificamos no Centro Pompidou.

Conceitos Arquitetônicos

Centro Georges Pompidou - Os dutos das instalações são trazidos para a fachada, caracterizando a morfologia do museu.
Janelas em Fita, estrutura de concreto aparente e traços retos - um edifício tipo do movimento moderno.

Em termos morfológicos, os edifícios são antagônicos. O Pompidou emerge como um ícone do movimento pós-moderno 'high tech', enquanto o Kulturhuset preserva traços fortemente modernos (estrutura de concreto aparente, janelas em fita, formas puras e linhas retas). Contudo, como equipamento urbano, ambos desempenham papeis semelhantes - os objetos se impõem como articuladores do espaço urbano. Além da previamente assinalada conexão com o anel viário, a implantação afastada do entorno permite a criação de uma praça em frente ao edifício. Esse gesto possibilita avistar o objeto a distância, além de gerar um espaço congregador a céu aberto.

Praça em frente ao Beaubourg, em Paris.

Praça rebaixada em frente ao Kulturhuset, nivelada de acordo com a estação de trem. O acesso à estação é feito sob a galeria do lado esquerdo da foto.
Praça pública permite a realização de inúmeros eventos tais como campeonato de snowboard.



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